o concurso

"Chega de Fogo na Chapada!" é uma ação eco-cultural, visando chamar atenção para o problema que as queimadas representam para a região de Alto Paraíso e da Chapada dos Veadeiros.

Através de um concurso de arte com participação gratuita, moradores com a partir de 7 anos de idade participaram criando cartazes informativos que abordavam o tema através de desenhos e frases. Os vencedores foram contemplados com prêmios financiados pelos comerciantes da regiao, e tiveram suas artes transformadas em placas para as estradas que conduzem a Chapada do Veadeiros.
Em meados de junho, no inicio da seca, foi realizada a final do concurso, reunindo grande parte da população de Alto Paraíso para uma exibição dos desenhos participantes e votação dos finalistas. A exposição contou com apresentações artísticas como a de D. Londina, poetisa de 72 anos que recitou seu poema contra as queimadas, do MC Vacy, jovem morador da cidade que produziu e compôs o rap "Grito do Cerrado" (que pode ser ouvido aqui no blog) e se apresentou ao vivo com direito a coreografia e teatrinho de suas alunas do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e da banda de cerrado-reggae Uskaba, da cidade vizinha Cavalcante, que encerrou a festa com seu reggae consciente que também pode ser ouvido aqui no blog.

Após a escolha dos vencedores, as placas foram confeccionadas e instaladas na GO-118 (rodovia que liga Brasilia a Alto Paraíso) e na estrada que leva ao vilarejo de São Jorge, porta de entrada para o Parque Nacional.
Com isso, a "rodo-exposição" dos cartazes está aberta para todos que vierem para a Chapada dos Veadeiros contemplarem as artes e fazerem suas fotos, colocando-se como parte da ação, clamando pelo fim das queimadas na região.

Esperamos evidenciar o problema de forma pacífica, visando mobilizar as autoridades competentes a tomarem atitudes mais enérgicas em prol da preservação da Chapada dos Veadeiros, uma região tão importante para o Brasil e para o mundo, não só por suas belas cachoeiras, como também pela biodiversidade natural.


Confira abaixo o mapa da exposição nas estradas e programe-se para fazer sua foto e visitar nosso espaço.
É nóis...Eco Nóis!